PensaPositivo

Texto - Auto Estima


Mensagem enviada por Dalva Almeida data21/04/2013

Auto Estima é a capacidade que uma pessoa tem de confiar em si própria, de se sentir capaz de poder enfrentar os desafios da vida, é saber expressar de forma adequada para si e para os outros as próprias necessidades e desejos, em ter amor próprio... Em suma, é saber que você tem o direito e merece ser feliz! E para ser feliz, sua autoestima deve estar num bom nível, quanto maior, melhor! A baixa autoestima gera ansiedade, medo, depressão, fobias, enfim, uma série de outros problemas!

AS PESSOAS COSTUMAM CONFUNDIR AUTO-ESTIMA COM EGOÍSMO!
Uma pessoa com boa autoestima nunca é egoísta! Ao contrário!... Aquele que ama a si próprio, respeita-se e, automaticamente, respeita as outras pessoas e jamais desejará prejudicá-las. O EGOISTA, POR SUA VEZ, SÓ PENSA EM SI PRÓPRIO, NUNCA SE IMPORTANDO COM NINGUÉM...
QUAIS AS CARACTERÍSTICAS MAIS COMUNS DAS PESSOAS COM BAlXA AUTO-ESTlMA?

GERALMENTE SÃO PESSOAS QUE:

1-Possuem tendências perfeccionistas e que precisam se sentir no controle de tudo o que acontece a sua volta, o que provoca altos níveis de stresse.
2-Culpam os outros pelos seus problemas (sempre se consideram vítimas).
3-Reagem rapidamente com raiva e esta é quase sempre dirigida de maneira errada para a pessoa errada.
4- Temem correr riscos e tendem a ser negativistas.
5-Dificilmente encaram os outros nos olhos por muito tempo.
6-Têm pouca concentração e geralmente são causadores de problemas.
7-Têm pouca habilidade em ficar focado em algo por muito tempo.
8-Constantemente estão cometendo erros e tendo acidentes (especialmente de carro).
9-Com frequência não dá certo no casamento porque se casaram pelos motivos errados.
10- Tendem a abusar de álcool, drogas ou fumo e geralmente estão acima do peso normal.
11-Preocupam-se demasiadamente com as críticas e comentários dos outros o seu respeito.
Por preocuparem-se demais com o que os outros pensam sobre elas, as pessoas com baixa auto estima evita, a todo custo, emitir suas opiniões, gostos, valores, pensamentos e sentimentos... A baixa auto estima revela uma pessoa que não expressa os seus sentimentos, que os guarda a sete chaves. Na tentativa de ocultar os seus sentimentos para os outros, ela acaba tomando-se mentirosa para si mesma...

Exemplo: Alguém que deseja passar a imagem de uma pessoa forte , que nunca demonstra momentos de infelicidade. de fraqueza . Então, essa pessoa estará mentindo para si mesmo e quando alguém faz isso, automaticamente se sente diminuído e o seu amor próprio também cai drasticamente! Oras, se não queremos que o outro saiba o que sentimos, vamos, pouco a pouco, evitando manter relações interpessoais, pois não queremos correr o risco de, sem querer, revelar nossos verdadeiros sentimentos... Mas o que faz uma pessoa querer guardar o seu sentimento para si próprio quando o natural é sempre querer expressá-los? Há várias razões para isso... Ela pode ter crescido num ambiente de pouco amore afeto, onde não se encorajava a expressão das emoções, ou ela pode, ter optado em não expressá-los com receio de gerar brigas no ambiente familiar, ou mesmo por achar que suas emoções seriam mal entendidas ou que, ao revela-las, estaria magoando alguém. Não importa qual tenha sido o motivo que leva uma pessoa a ocultar suas emoções... Mas, manter as emoções ocultas internamente gera a diminuição da autoestima! Mesmo que alguém fique a vida toda tentado guardar os seus sentimentos, esta pessoa não está destinada a sofrer seus efeitos negativos para o resto de sua vida... A menos que ela faça esta escolha. E por que alguém iria querer viver em um estado de baixa auto¬estima?.. Não existe comportamento sem uma motivação ou objetivo, todo comportamento tem um propósito. Pode ser um modo de chamar a atenção para nós mesmos, ou dar a si mesmo (a) uma desculpa para o seu próprio fracasso, por exemplo.
Se você quer parar de sofrer, está na hora de começar a mudar... Nunca é tarde para isso! E por onde você vai começar? Primeiro, comece com você. Você tem que construir o seu amor¬ próprio. Se não consegue fazer isso sozinho, busque ajuda profissional adequada! Quanto mais verdadeiro você for com você mesmo (a), melhor será o conceito que você tem de si mesmo (a) e maior será a sua auto¬estima!...

VALE A PENA ACREDITAR EM VOCÊ.
Sair-se bem em qualquer situação, ser mais assertiva, driblar a timidez e ter coragem para ousar não são tarefas fáceis. Afinal, quem não tem aquela pontinha de insegurança e certo medo de errar? Mesmo assim, saiba que você deve se arriscar, porque acreditar em si mesma é essencial para o seu ego. Alçar voos, no entanto, exige certo desprendimento. Com isso, a primeira coisa da qual você deve se libertar é da preocupação com a opinião alheia. É bem verdade que ninguém consegue agradara todos. O fundamental é soltar as amarras que prendem a sua auto¬estima. A característica de se preocupar demais com a opinião alheia é típica de quem tem baixa auto¬estima. A auto estima é importantíssima, porque é a capacidade que uma pessoa tem de confiarem si própria, de se sentir capaz de poder enfrentar os desafios da vida, é expressar de forma adequada para si e para os outros as próprias necessidades e desejos, é ter amor próprio. Em suma, é saber que você tem o direito e merece ser feliz!

ELEVE A SUA AUTO-ESTlMA PARA SE SENTIR FELlZ!
A baixa auto estima gera ansiedade, medo, depressão, fobias e uma série de outros problemas. Para ser feliz, é necessário que a auto estima esteja num bom nível. Quanto mais, melhor! A mulher que tem uma boa autoestima lida deforma mais adequada com suas tarefas do dia a dia: Cuida melhor do lar, do marido, dos filhos e, principalmente, dela mesma. Ela aprende a falar não, porque tem mulher que quer fazer tudo por todo mundo e esquece-se de si e isso não é bom, pois ela acaba fazendo coisas que não lhe agradam.

SURPREENDA-SE!
Livrar-se das amarras que impedem você de ousar pode não ser fácil. Não espere, no entanto, que as mudanças aconteçam de uma hora para a outra. Tomar certas atitudes simples pode fazer você se surpreender consigo mesmo.

CORRA RISCOS!
Ame-se! Faça ginástica, corte o cabelo, pinte as unhas, mude o guarda-roupa... Resolva um problema de cada vez, nada de ficar sofrendo por antecedência... Recarregue as baterias. Dê um tempo a si, de prazer, de lazer, de descanso, de oração ou até de nada... Iniciativa é o ponto. Tenha isso sempre em mente. Reja diante das situações, busque saídas, dê sugestões, diga o que pensa... Sua vida é sua história. Não tenha vergonha de quem você é. Orgulhe-se! Quebre a rotina. Mude seu trajeto, faça um programa no meio da semana, conheça novos amigos... Use e abuse do direito de ser feliz. Não se contente com pouco, deseje e busque crescer cada vez mais. Engaje-se em um projeto voluntário ou ajude alguém que precisa!...
APOSTE EM VOCÊ...
1. INVISTA EM VOCÊ, FAÇA PROJETOS, PLANEJE O FUTURO...
2. TRABALHE NO QUE LHE DÊ PRAZER.
3. COLOQUE PAIXÃO EM TUDO O QUE VOCÊ FAZ.

COMO SER MAIS VOCÊ:


Respeite-se!
Fale de amor.
Saiba o que quer.
Perdoe uma ofensa.
Aprenda a dizer não.
Livre-se das mágoas.
Reclame menos da vida.
Goste de você como você é.
Compartilhe os seus sentimentos.
Eleve os seus pensamentos a Deus.
Fique feliz por receber um elogio.
Elimine qualquer vício da sua vida.
Não faça nada que não lhe agrade.
Não se preocupe com a opinião alheia.
Agradeça a Deus por todas as suas conquistas.
E seja feliz!...
    

Textos Populares

Mais textos:




Procure um texto:

Booking.com



Mensagem Diária


Receba nossas mensagens diariamente em seu email


 

Busca no site


 

 Populares  Recentes
Incansabilidade

17/02/2018 | 19828 visualizações


Incansabilidade

02/01/2019 | 18193 visualizações


Incansabilidade

09/01/2019 | 17394 visualizações


Incansabilidade

26/11/2017 | 17366 visualizações